Casos de Sucesso

Como a Innovc tem habilitado inovação em instituições de todo o Brasil.

Quem Capacitamos

Desenvolvemos capacitações personalizadas para diferentes instituições do setor público

Prefeituras e Secretarias

Governos

Empresas Públicas

ICTs e Entidades Associativas

Tribunais e Órgãos de Controle

Empresas Privadas e Startups

Casos de Sucesso

Instituições que estão inovando

Como a maior empresa do Brasil passou a investir bilhões de reais em Compras Públicas de Inovação, se tornando a maior da América Latina e Caribe.

Qual era o desafio?

Em 2022, a Petrobras buscou a expertise da Innovc para capacitar pouco mais de 150 Profissionais em Compras Públicas de Inovação e Encomendas Tecnológicas. O objetivo era torná-los aptos a atuar de forma autônoma no tema, fortalecendo e internalizando essa competência dentro da organização.

Como a Innovc ajudou a Petrobras?

Capacitamos mais de 150 pesquisadores e gestores em cinco jornadas ao longo de 1 ano.

Qual foi o resultado final?

Atualmente, a Petrobras é a empresa pública que mais contrata inovação na América Latina e Caribe, tendo mais de de 21 Encomendas Tecnológicas (ETECs) contratadas com investimento de mais de 1,5 bilhão de reais, e cerca de 100 CPSIs celebradas que somam investimentos de mais de 90 milhões de reais (janeiro de 2026).

Como o município de Eusébio, no Ceará, publicou sua Lei de Inovação Municipal e deu início à sua agenda de Inovação.

Qual era o desafio?

Em 2025, o prefeito de Eusébio no Ceará assumiu a bandeira da inovação no município e precisou de apoio para desenvolver a mentalidade de inovação dos servidores, junto ao pacote normativo de inovação do município.

Como a Innovc ajudou Eusébio?

A Innovc disponibilizou 120 licenças para o curso de Marco Legal de CT&I para os mais diferentes servidores públicos do município, do prefeito à procuradores municipais, além de orientações práticas de mentorias para o comitê normativo estruturar sua Lei de Inovação Municipal.

Qual foi o resultado final?

Eusébio tramitou e aprovou sua Lei de Inovação Municipal e deu início a sua agenda de inovação pública no município.

Como Maricá se tornou referência em inovação na saúde pública por meio de Encomendas Tecnológicas.

Qual era o desafio?

Em 2020, a Prefeitura de Maricá deu um passo decisivo ao anunciar investimentos em tecnologia para a saúde pública. O município buscava estruturar uma estratégia de inovação que permitisse contratar soluções tecnológicas de forma eficiente, com segurança jurídica e foco em desafios reais do SUS.

Como a Innovc ajudou Maricá?

A Innovc auxiliou na modelagem institucional inovadora do município para que Maricá pudesse explorar de todas as potencialidades oferecidas pelo Marco Legal da Ciência Tecnologia e Inovação e Contrações de soluções inovadoras.

Qual foi o resultado final?

Maricá se tornou um dos primeiros municípios do Brasil a utilizar o instrumento da Encomenda Tecnológica para resolver desafios concretos da saúde, conectando recursos próprios, gestão pública e ecossistema de inovação — um marco que posiciona a cidade como referência em inovação aplicada no setor público.

Como o Correios internalizou e habilitou sua área de Inovação para realizar contratações públicas inovadoras e lançou seu primeiro ciclo de startups?

Qual era o desafio?

Em 2024, o Correios buscou a expertise da Innovc para capacitar 50 profissionais em Compras Públicas de Inovação. O objetivo era torná-los aptos a transformar a cultura da empresa, e vislumbrar o que virá a ser o Correios do futuro.

Como a Innovc ajudou o Correios?

Capacitamos 50 profissionais em uma jornada personalizada ao longo de 5 meses. Durante a trajetória dos profissionais, fomos capazes de trabalhar casos estratégicos que culminaram em programas e iniciativas da área junto ao ecossistema de inovação.

Qual foi o resultado final?

Atualmente, o Correios já realizou seu primeiro ciclo de inovação, com 8 desafios internos ligados à Logística, Transporte, Planejamento, Distribuição, Tratamento, Atendimento e Inovação.

Como a Procuradoria Geral do Estado do Mato Grosso do Sul reduziu sua insegurança jurídica ao se capacitar em Compras Públicas de Inovação.

Qual era o desafio?

Em 2025, a PGE-MS e a Fundect, o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul, procuraram a Innovc a fim de reduzirem a insegurança jurídica do Estado diante de novos instrumentos que estavam demandando novos conhecimentos de seus procuradores.

Como a Innovc ajudou a PGE-MS?

A Innovc disponibilizou capacitou 20 procuradores e 10 profissionais da Fundect em Compras Públicas de Inovação e realizou um workshop de dois dias com especialistas renomados como Bruno Portela, Leopoldo Muraro e André Rauen para aprofundamento do conhecimento no tema.

Qual foi o resultado final?

A Procuradoria passou a sentir-se mais segura para habilitar a inovação no Estado do Mato Grosso do Sul, e realizar contratações públicas inovadoras junto aos diversos entes públicos que controla.

Como o IPEM-SP habilitou a sua área de Inovação para realizar Encomendas Tecnológicas?

Qual era o desafio?

Em 2025, o IPEM-SP buscou a expertise da Innovc para capacitar 60 profissionais em Compras Públicas de Inovação. O objetivo era torná-los aptos a transformar a cultura da empresa, e vislumbrar o que viria a ser o IPEM-SP do futuro.

Como a Innovc ajudou a IPEM-SP?

Capacitamos 60 profissionais em uma jornada personalizada ao longo de 6 meses. Durante a trajetória dos profissionais, fomos capazes de trabalhar casos estratégicos que culminaram construção de um caso de Encomenda Tecnológica de detecção de fraudes em bombas de combustível, e na criação de sua estratégia e processos da área de inovação.

Qual foi o resultado final?

Atualmente, o IPEM-SP  vem direcionando novos orçamentos para estruturação de sua área de inovação, e direcionando investimentos para realização de contratações inovadoras.

Como o Sebrae Nacional se preparou para atender municípios de todo o Brasil com mais de 400 novos consultores e um crescimento de 780% de novos certificados?

Qual era o desafio?

Em 2025, o Sebrae Nacional precisava escalar o número de consultores de pequenos negócios no âmbito do programa CatalisaGov, a fim de levar o conhecimento de Compras Públicas de Inovação para mais municípios do país.

Como a Innovc ajudou a Sebrae Nacional?

Com uma jornada híbrida entre etapas online síncrona, assíncrona e 4 turmas presenciais, mais de 400 consultores de pequenos negócios foram formados, e cresceu de 10 para 78 os consultores certificados e aptos a atuarem em municípios de todo Brasil, aplicando as boas práticas das Compras Públicas de Inovação.

Qual foi o resultado final?

A Procuradoria passou a sentir-se mais segura para habilitar a inovação no Estado do Mato Grosso do Sul, e realizar contratações públicas inovadoras junto aos diversos entes públicos que controla.

Como reunimos prefeituras e startups para realizarem conexões em torno de  inovação e tecnologia, junto ao evento Startup Summit de Santa Catarina?

Qual era o desafio?

Em 2025, o Sebrae SC precisava aproximar mais municípios e startups, levando conhecimento sobre as Compras Públicas de Inovação e gerando conexões relevantes para gerar oportunidades para ambos.

Como a Innovc ajudou o Sebrae SC?

Em um palco, totalmente voltado para govtechs e Compras Públicas de Inovação, o Startup Summit, em Florianópolis, SC, foi o lugar ideal para isso acontecer. Reunimos nossos parceiros e clientes do setor público para realização de pitchs reversos, startups realizaram pitches de negócio, e nossos especialistas entregarem um conteúdo de alto nível para sensibilizar o público de boas práticas em inovação.

Qual foi o resultado final?

Tivemos lotação do palco nos três dias de conteúdo, trocas valiosas entre os gestores públicos e as startups, e uma demanda ainda mais crescente para a edição consecutiva do Summit no palco govtech.